sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Fé é a certeza daquilo que ainda não vemos


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”
“A fé é a substância das coisas esperadas, a prova das coisas não vistas.”
“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

Como está escrito em Hb 11:1 a fé é o fundamento, a base, a substância, o elemento essencial do cristão. Ela produz em nós certeza, convicção, conhecimento de quem Deus é . É pela fé que compreendemos a Palavra de Deus e conhecemos a mente de Deus, bem como Sua natureza abençoadora 

Hb11:3 “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”

É preciso desenvolver nossa fé , já que é por ela que adquirimos conhecimento de Deus, e na medida em que conhecemos Deus pela fé, essa fé também é fortalecida, é alimentada. Como está escrito é pela fé que podemos entender as coisas de Deus .

Pela fé somos justificados e recebemos o poder, a graça, de sermos filhos de Deus 
Muitos de nós quando começamos uma caminhada com Deus pedimos provas. Isso é pedido de incrédulo, que ainda não conhece bem, que ainda duvida . O invisível de Deus só se torna visível em nossas vidas quando Deus encontra fé . Assim, a fé trata de coisas invisíveis, por isso, não é possível crer depois da evidência, quem precisa ver abdica do privilégio de crer, do privilégio de conhecer pela fé, de crer e experimentar .

A prova que precisávamos é: o Verbo se fez carne e habitou entre nós . A prova é que Deus deu Seu Filho pelos nossos pecados . A prova é que Cristo abriu mão de toda sua glória para habitar entre nós e ai mesmo se humilhou, e foi nosso modelo de obediência até a morte .
A prova é que Ele ressuscitou ao terceiro dia e andou ressurreto entre nós por 40 dias .

Mas o que seria Incredulidade? Incredulidade é a forma de crer que se opõe a Verdadeira fé, é a certeza baseada em evidências, é aquilo que é fundamentado no visível, ou no que é aparente. Na verdade, incredulidade na Bíblia é crer em outra palavra que não a de Deus  Veja os fariseus, eles eram religiosos e criam em algo, mas não creram na Palavra do Deus vivo que desceu do céu!

A Bíblia nos exorta a viver pela fé e isso significa viver, ou partilhar a mesma natureza de Deus, e na medida em que O conhecemos passamos a conhecer nosso chamado, nossa vocação. Passamos a conhecer a natureza de Deus e aprendemos a manifestá-la em nossas vidas por meio do amor, que é a genuína essência de Deus.

Veja Paulo no Areópago (At 17:16-31), lá ele encontra homens buscando sabedoria como era próprio dos filósofos gregos, e vê um lugar tomado pela idolatria, ou seja, o povo depositava sua fé em doutrinas de homens e em deuses desconhecidos. Mas Paulo, inspirado pelo amor de Deus, direciona a fé deles para o único Deus vivo e verdadeiro. Paulo, por fé, num ato de ousadia, e com sabedoria, usa elementos que eles conheciam como o altar ao Deus desconhecido e fala para que agora eles possam crer (Fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus, Rm 10:17).

Agora temos uma boa nova para o final: o próprio Cristo é o Autor e Consumador de nossa fé
(Hb 12:2-13). Busque-o do seu jeito, abra seu coração e se tiver falta de fé, peça fé ao Senhor! (Lc 17:3-6). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário